Lápis de Cor é o blogue da EB1/JI José Ruy na Reboleira. Este espaço destina-se a dar a conhecer as atividades e os projetos desenvolvidos na nossa escola. Venham espreitar!

terça-feira, 26 de março de 2013

Boa Páscoa


A EB1/JI José Ruy deseja a todos os seus alunos e familiares, assistentes, educadoras e professores uma feliz Páscoa.


O 3°A e o tema da saúde


No decorrer do mês de março, os alunos do 3ºA formaram grupos de trabalho para pesquisarem algumas informações sobre os temas: saúde e alimentação (higiene alimentar, alimentação saudável, obesidade, anorexia…), saúde e poluição (doenças provocadas pelos diferentes tipos de poluição), saúde e consumo de drogas (álcool, tabaco e outras drogas) e saúde e exercício físico (doenças provocadas pela vida sedentária e vantagens do exercício físico regular para a saúde).

Os trabalhos desenvolveram-se em cinco etapas: recolha de informação sobre o tema através de pesquisas na internet, livros e vídeos, seleção e organização da informação, elaboração das apresentações, apresentação do trabalho à turma e autoavaliação do trabalho realizado.





Todos os alunos revelaram-se muito entusiasmados e empenhados no desenvolvimento  destes projetos, manifestando gosto e interesse pelos temas pesquisados.

No geral, os alunos sentiram mais dificuldades e algum nervosismo na apresentação do trabalho à turma.








"A Casinha de Chocolate"


Hoje, apresentamos o trabalho realizado pelos locutores Os Finalistas, no âmbito do concurso Conta-nos uma história - Postcad da Educação, formato audioEsperamos que gostem!


Os locutores agradecem a participação do colega do 4°B, André Wu Dai, pela sua fantástica ilustração da história. 
Do mesmo modo, os nossos agradecimentos ao professor António Pinto, sem o qual este projeto não teria sido possível de realizar.




sexta-feira, 22 de março de 2013

Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água celebra-se anualmente a 22 de Março. Vários países organizam eventos para celebrar a ocasião e alertar as populações para a necessidade fundamental da preservação deste recurso natural.


A promoção da sustentabilidade deste recurso natural é tão importante que houve necessidade de se fundamentar os seus direitos:

Declaração Universal dos Direitos da Água

1. A água faz parte do património do Planeta. Cada continente, povo, nação, região, cidade é plenamente responsável aos olhos de todos;

2. A água é a fonte de vida do nosso Planeta. Ela é condição essencial de vida de o todo ser animal. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura;

3. Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade e precaução;

4. O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e dos seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam;

5. A água não é somente herança das gerações antigas. Ela é, sobretudo, um empréstimo às gerações vindouras. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como a obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras;
6. A água não é uma doação gratuita da natureza, ela tem um valor económico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode escassear em qualquer região do mundo;

7. A água não deve ser desperdiçada, poluída ou contaminada. De maneira geral, a sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se esgote ou deteriore a qualidade das reservas atualmente disponíveis;

8. A utilização da água implica em respeito e cumprimento da lei. A sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou sociedade que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado;

9. A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem económica, sanitária e social;

10. O planeamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

Fonte: planetahidrico.blogspot.com


Trate melhor o nosso Planeta! Poupe água! 

quinta-feira, 21 de março de 2013

Comemorações do dia 21 de março

O dia 21 de março é repleto de comemorações a nível internacional. Assim, hoje, assinalam-se:

O Dia Mundial da Árvore ou da Floresta visa sensibilizar-nos para a importância da sua preservação, tanto em termos ambientais, como para a nossa qualidade de vida.

A comemoração do Dia Mundial da Poesia visa promover e difundir a leitura, a escrita e o ensino da poesia pelo mundo.


O dia 21 de março foi escolhido pela Down Sindrome International por esta data escrever-se 21/3 (ou 3.21), relembrando a trissomia 21.
(Fonte: Wikipédia.org)


"O Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial é uma boa oportunidade para relembrar o impacto nefasto do racismo."
Ban Ki-moon, Secretário-Geral da ONU.

terça-feira, 19 de março de 2013

"Chegou a primavera"

Hoje, dia 20 de março, comemora-se a chegada da primavera ao hemisfério norte, mas também o Dia Internacional da Felicidade. 
Para celebrar esta nova estação, apresentamo-vos o conto Chegou a primavera. Deliciem-se com a sua leitura e... sejam felizes!!!
Era uma vez uma aldeia situada no cume de uma montanha e que não conhecia a primavera.
Os habitantes da aldeia já tinham ouvido falar da primavera, mas nunca a tinham visto. Sabiam que era prima do verão e do inverno, com os quais mantinha uma relação próxima, já com o seu primo outono a relação era de distante e ténue, viviam em extremos opostos e nunca se cruzavam. Só o conhecia pelo que falavam dele, pois nunca se tinham encontrado.
Um dia a notícia de que a primavera viria visitar a aldeia espalhou-se e os seus habitantes ficaram muito ansiosos pela chegada desse dia.
Na data marcada, eis que chega a primavera! Pediu boleia a uma rajada de vento que se comprometeu a deixá-la na aldeia às horas marcadas. Já todos a esperavam.
Quando a viram e a puderam observar mais de perto constataram a sua sublime e serena beleza. Era tão linda, a primavera!
Vestia roupas frescas de tecidos transparentes de cores garridas. O seu cabelo era longo e caia-lhe nos ombros. O seu sorriso era os primeiros raios de sol que alegravam e aqueciam qualquer coração humana. O seus olhar contundente refletia a paz do céu azul e a sua respiração era a brisa suave que lhes beijava o rosto. As suas delicadas expressões corporais assemelhavam-se às mais puras manifestações de fertilidade.
A certa altura, tirou de dentro da mala que trazia a tiracolo e que era a sua bagagem, uma pequena caixinha de música, já antiga, cinzelada, de cor púrpura e com motivos florais dourados. Abriu-a! Uma melodia suave ecoou nos ouvidos dos habitantes deixando-os em estado de êxtase. Era uma espécie de amálgama onde se misturavam o chilrear dos pássaro, o zumbir das abelhas, os gritos eufóricos das crianças a brincarem no campo, o bater da roupa molhada na pedra do tanque enquanto era lavada e o esvoaçar da roupa no arame a secar.
Consigo trazia também um frasco de vidro transparente com um líquido de cor lilás que emanava o intenso e relaxante perfume da Glicínia.
Os mais curiosos conseguiram ainda, mesmo sem ela lhes ter mostrado, alguns dos lenços que trazia onde as borboletas voavam livremente sobre as flores de mil cores e sobre os campos verdejantes.
Havia ainda algo que a primavera lhes queria mostrar: um relógio! Um belo e valioso relógio de bolso prateado. Não tinha números…só a imagem da lua e do sol e duas cores: branca e negra. A branca era mais extensa e logo se aperceberam que aquele era o relógio que ditava as regras dos dias. Com a chegada da primavera à aldeia, os dias começariam a ser maiores e as noites mais pequenas.
Caiu a noite…E os habitantes da aldeia preparavam-se para ir dormir, assim como a primavera que estava exausta da viagem, quando se depararam com mais uma melodia mágica, com que a primavera resolvera brindá-los, pela simpatia de ter sido tão bem recebida. Era o som possante dos grilos machos e das corujas que entoavam, na imensidão da noite, os seus cânticos sobre um manto de brilhantes, que refletiam a alegria de todos os habitantes.
Também para eles começava um novo ciclo com a chegada da primavera…O ciclo revitalizado da fertilidade!

 http://www.luso-poemas.net

Dia do Pai



A EB1/JI José Ruy deseja a todos os Pais dos nossos alunos um feliz dia!
Esperamos que gostem dos presentinhos que os nossos meninos prepararam com muito carinho.


segunda-feira, 18 de março de 2013

Um lanche delicioso

O Jardim de Infância tem andado muito atarefado nestes últimos dias. É a prendinha para o Pai, é o cestinho do coelhinho para os docinhos e muitas outras coisas que gostamos e queremos aprender.
Como temos falado muito do Pai, ficámos a saber tudo sobre ele, incluindo a sua profissão. Todos falaram sobre a profissão do pai.

E não é que tivemos uma surpresa no final da semana… O pai de uma menina da sala 3, que é padeiro, veio ensinar-nos (com alguma ajudinha) a fazer pão.

Foi um dia em grande e com um lanche…hum….muito saboroso!

As crianças das três salas muita atentas.


Hora de misturar os ingredientes… e amassar!



Antes de ir “descansar” um bocadinho, pudemos tocar na nossa massa…


Depois arregaçámos as mangas e deitámos mãos à massa. 




O nosso pão preparadinho para ir para o forno…

Saídinho do forno e bem quentinho, com manteiga ou docinho! 

Mas que delicioso lanche…hum… e saudável!






domingo, 17 de março de 2013

A Lenda dos Ovos de Páscoa

Chegou o fim do 2° período e, com ele, iniciam-se as tão merecidas férias da Páscoa. 
Esta é a época onde todas as crianças andam felizes e ansiosas pelo domingo de Páscoa para receber as amêndoas e os ovinhos de chocolates.
Mas será que sabem qual o motivo do coelhinho da Páscoa trazer ovinhos para as crianças? 
Como resposta a essa pergunta, sugerimo-vos a leitura da Lenda dos Ovos de Páscoa: